Informações da página

Você está em: Página Inicial > ENSINO > Atividades Complementares

Início do conteúdo

Atividades Complementares

Publicado: 11/09/2015

A articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a flexibilidade curricular possibilita o desenvolvimento de atitudes e ações empreendedoras e inovadoras, tendo como foco as vivências da aprendizagem para capacitação e para a inserção no mundo do trabalho. Para que o estudante sinta-se estimulado a usufruir destas vivências, o curso Técnico em Informática Subsequente inclui em sua matriz as Atividades Complementares. Estas são obrigatórias e devem ser realizadas fora do horário do curso normal, compondo a carga horária total do curso. A carga horária deverá ser de 50 horas relógio, atendendo regulamentação específica. As atividades complementares serão validadas com apresentação de certificados ou atestados, contendo número de horas, frequência e descrição das atividades desenvolvidas. Para o curso Técnico em Informática Subsequente, serão consideradas, para fins de cômputo de carga horária, as seguintes atividades:

> Estágio Curricular Supervisionado não obrigatório: máximo de 25 horas para cômputo como Atividade Complementar;

> Participação em congressos, seminários, minicursos e demais eventos que sejam da área da Informática: até 15 horas por evento, computando o máximo de 50 horas;

> Publicações: 10 horas por publicação, computando o máximo de 20 horas;

> Monitoria: 25 horas por monitoria, computando o máximo de 50 horas. Incluem-se aqui os Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão;

> Participação como membro de comissão organizadora de evento científico na área: 10 horas por evento, computando o máximo de 20 horas.

> Cursos de Idiomas: máximo de 20 horas para cursos realizados dentro do Período Letivo.

Quaisquer outras atividades que não se incluam nessas descrições estão sujeitas à análise pelo colegiado do Eixo.

Para os alunos concluintes, o PRAZO MÁXIMO de entrega dos comprovantes é 16 de novembro de 2015.

A entrega do formulário e do envelope com as cópias dos comprovantes será feita no SRA. Trazer os originais para a conferência.

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800

E-mail: gabinete@iffarroupilha.edu.br